Seres Terrestres

Seres terrestres são todas as coisas vivas criadas por Deus. Deus: aquele Ser que tem vários nomes,eu o chamo de Deus obviamente cada um tem um nome para ele ...Mas aqui não falarei de todos os seres e sim de alguns como:Seres humanos (às vezes não muito humanos ) Colocarei algumas poesias,reflexões... falarei de coisas do dia de hoje de ontem e de amanhã.Falarei para mim mesma e falarei para todos que quiserem ler...

Thursday, December 02, 2004

Não é Fácil...

Saí para passear, fui no shopping. Quantidade de gente, lojas movimentadas com a proximidade do natal. Estou caminhando despreocupadamente quando vejo uma loja cheia de adultos e crianças... E, não acreditei no que vi...
uma loja de venda de animais em pleno coração do shopping. Mas não era só de animais, havia aves silvestres..
Pássaros, araras, tucano e papagaio, além das aves tinha cachorrinhos e não sei mais o que pois minha atenção foi desviada para o papagaio, este quando olhei, vi que estava com um aspecto de doente, tremia todo, as penas toda arrepiadas os olhinho fechados...Falei com ele baixinho, ele abriu um olho só... e me olhou... Bem lá se foi o meu fim de semana... Toquei de leve na cabeçinha dele ao mesmo tempo falando, mais uma vez ele me olhou com um olho meio aberto... Aguente-se isso!
Não tinha nenhuma comida, nem para as araras, nem para o tucano e muito menos para o pobre papagaio, estas aves na natureza estão sempre bicando uma fruta aqui e acolá...
As araras eram três e estavam com uma corrente numa perna agrupadas em volta de ums galhos, todas também arrepiadas, e nemhum som saía das pobres aves. O tucano uma ave de porte médio, numa gaiola pequena para o tamanho dele, pulava de um poleiro para o outro e bicava um galho seco...
É sabido que estas aves são de clima tropical, e todos os shopping tem ar condicionado que realmente funcionam, muitas vezes tão forte que sentimos frio, só que nós temos a opção de ir embora, ou então colocar um agasalho, coisa que as pobres aves e animais não tem ...Fora o espaço que era mínimo... E sol? Onde entra sol na loja??
O que me admira é permitirem lojas de animais e aves silvestres de grande porte em shopping, já nem falo dos pobres pássaros engaiolados que acabam toda a vida dentro de uma gaiola e lá morrem sem nunca sentirem mais o que é voar...
O órgão que fiscaliza é o Ibama, mas indo lá me informar soube que esta loja tem autorização para funcionar, pois, como agora "existem" criadouros desses tipos de aves, as lojas compram deles e revendem podendo ser vendidas a qualquer pessoa que puder dispor da "pequena" quantia de dois mil reais...Ou mais...
O Ibama permite que se crie este tipo de aves achando que assim vai ajudar a terminar com a venda de aves clandestinas.
Pela portaria cento e dezessete (117) , do dia quinze (15) de outubro de 1997 que normatiza a instalação de criadouros de espécie silvestres estipula que somente as espécies possíveis de marcação individual (como anilhas, tatuagens, microchips ) é que podem ser comercializadas no Brasil.
Agora...Eu não vou falar.. Que anilhas, tatuagens e microchips podem ser colocados a qualquer hora e a qualquer momento em qualquer ave...Pode ou não? Quem pode afirmar que estas aves foram realmente criadas em criadouros...Que existam anilhas, microchips e diabo à quatro e até documentos...Quem pode acreditar? E mesmo que seja...Que crueldade criarem papagaios, araras e tucanos para serem comercializados "legalmente" e permanecerem toda uma vida presos sem usufruir da natureza libertos...
E depois a loja pode vender estas aves...Mas maltratar deixando sem comida e num ambiente nada propício pode?
E quem comprar está estipulado que haverá fiscalização dessas aves para saber como estarão vivendo? Será com espaço e sol e comida suficiente?
Ai meu Deus e viva-se com isso!